• Cadastro
  • Fóruns
  • Manual
  • Projetos
  • Seminário
  • Tradução
  • Tutoriais
  • Dicas
Início

Pesquisa

Google

Itens ativos

  • baixar tradução de módulos
  • sobre módulo event
  • Reestruturação total do Pier de Ipanema
  • restrição de acesso em uma página
  • acessibilidade em site feito com drupal
  • Blocktheme não mostra permissões nem configurações
  • Site em Drupal - Edital Concurso
  • Data - Registros mais recentes
  • Listar nodes por idioma, no painel administrativo (i18n)
  • Como instalar e configurar o TinyMCE no Drupal
mais

Posts mais lidos hoje

  • sobre módulo event
  • Manual
  • Tutoriais
  • restrição de acesso em uma página
  • Sobre o Drupal
  • baixar tradução de módulos
  • Site em Drupal - Edital Concurso
  • acessibilidade em site feito com drupal
  • Tutorial: Instalando o Drupal 6 em português
  • Reestruturação total do Pier de Ipanema

Login do usuário

  • Criar nova conta
  • Solicitar uma nova senha

Parceiros

Assine o RSS do Drupal-BR

RSS dos itens mais ativos

RSS do conteúdo

RSS dos comentários

Início » Fóruns » Suporte » Drupal

Simplenews só para cadastro de e-mails (sem envio de newsletter)

Olá Galera,

Eu tenho um cliente que quer um cadastro de e-mails para, possivelmente, usar num envio de newsletter futuramente. Ele não está contratando um sistema de newsletter por isso eu não queria disponibilizar isso isso para ele. Porém eu queria deixar tudo preparado para habilitar o envio de newsletter facilmente, cobrando a parte.

Tem alguma forma de fazer esse cadastro de e-mails, sem que apareçam coisas que caracterizem ser um sistema de newsletter disfarçado? Tem algum módulo que seja somente para cadastro de e-mails e que eu possa instalar futuramente o Simplenews para enviar newsletter para os emails desse outro módulo?

Alguem tem uma solução melhor?

Abração!!!

‹ Mensagem: campos com asterisco são obrigatórios Acesso negado ao Administrador ›
Enviado por tregismoreira em qui, 10/07/2008 - 12:55.
  • Drupal
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários
  • 461 leituras

Oi Thiago! Vejo duas formas

Oi Thiago!

Vejo duas formas de fazer isso, não sei se são as melhores opções.

1. Instalar o Simplenews e não dar ao cliente as permissões de enviar news. Daí é só alterar as permissões e pronto.

2. Usar o webform para o cadastro de e-mails. Depois você pode exportar todos os cadastros, instalar o Simplenews e importar os endereços.

Depende da negociação que tem com seu cliente...

Abraço!

Leonardo Silva
Produtor Cultural
www.xulispa.com.br
www.ecultura.com.br

Enviado por Leopoldo em qui, 10/07/2008 - 16:10.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

Grande Leonardo! blz? Se eu

Grande Leonardo! blz?

Se eu não der permissão ao usuario de enviar news ele vai ver que tem opção de enviar? Tipo, aparece o menu de enviar ou alguma coisa que caracterize isso? Estou perguntando porque ainda não testei, mas se não aparecer essa vai ser a melhor opção.

O que o cliente contratou foi um cadastro de emails para, futuramente, ser usado. Não contratou o sistema de newsletter.

Abração.

---
Thiago Régis

Ainda estou aprendendo. Tenham paciencia comigo ^^

Enviado por tregismoreira em sex, 11/07/2008 - 11:52.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

Alô Thiago! Beleza. Melhor

Alô Thiago! Beleza.

Melhor então usar o simplenews mesmo. Apesar de ser um sistema de newsletter, pode ser usado como cadastro de e-mails, principalmente nesse caso, que futuramente deve ser usado o sistema de news.

Duas configurações:

1º - Controle de Acesso dos Usuários (seusite.com/admin/user/access - "D5")

Módulo simplenews

para todos os usuários, incluindo anônimo:
[x] subscribe to newsletters

para o cliente, que tem acesso a área administrativa:
[x] administer newsletters
[x] create newsletters
(assim ele vai poder criar news e administrar as inscrições, sem usar o sistema de envio)

2º - Configurações do Simplenews (seusite.com/admin/content/newsletters/settings - "D5")

Default selection for sending newsletters:
[x] Don't send now

-- ok! --

Com essas configurações, o cliente não vai ver opção de enviar na hora de criar/editar uma newsletter. No entanto, como terá acesso à administração do simplenews, vai poder alterar o "Default selection for sending newsletters". Aí sim, pode ficar um pouco confuso, pois mesmo se ele marcar "Send newsletter" como opção padrão, não vai conseguir enviar news.

Espero que isso seja útil.

Abraço!

Leonardo Silva
Produtor Cultural
www.xulispa.com.br
www.ecultura.com.br

Enviado por Leopoldo em sex, 11/07/2008 - 15:53.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

Oi Leonardo, Na verdade eu

Oi Leonardo,

Na verdade eu não expliquei direito. O que eu quero é que tenha apenas o gerenciamento dos emails. Não deveria ser possivel aparecer NADA que mostrasse para o cliente que é possivel criar e enviar news.

Vou testar algumas coisas. Se em todo caso não der certo com o Simplenews eu uso o webform mesmo e depois exporto o banco, se eu precisar.

Abração

---
Thiago Régis

Ainda estou aprendendo. Tenham paciencia comigo ^^

Enviado por tregismoreira em sex, 11/07/2008 - 16:43.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

Desmarque a opção "create

Desmarque a opção "create newsletter" da configuração 1º. De qualquer forma, nas opções de gerenciamento, dá a entender que é possível criar e enviar news.

Teste, avalie e veja o que é melhor.

Se alguém tiver outra sugestão, diz aí.

Abraço!

Leonardo Silva
Produtor Cultural
www.xulispa.com.br
www.ecultura.com.br

Enviado por Leopoldo em sex, 11/07/2008 - 17:38.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

Outra opção...

seria simplesmente pedir às pessoas para se cadastrarem no site (tornarem-se 'authenticated user'). A vantagem é que o Drupal vai validar os emails, evitando erros de digitação. Talvez seja uma boa instalar o Login Toboggan.

Enviado por dtabach em dom, 13/07/2008 - 03:20.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

Sim, mas eu nõ teria como

Sim, mas eu nõ teria como proveitar esse banco de e-mails para o Simplenews mis tarde, ou teria?

Abraço

---
Thiago Régis

Ainda estou aprendendo. Tenham paciencia comigo ^^

Enviado por tregismoreira em seg, 14/07/2008 - 23:11.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

Acho que sim, por meio de

Acho que sim, por meio de manipulação do BD. Mas se você pretende usar o SimpleNews mais cedo ou mais tarde, então a solução natural é desde já usar o módulo para coletar os endereços. E não dar por enquanto a permissão para o seu cliente de criar newsletters.

Mudando um pouco de assunto, o SimpleNews tem uma limitação: só pode enviar um tipo de conteúdo, o tipo 'newsletter' criado pelo módulo. Isso no 5.0 pelo menos. Li em algum lugar que a versão 6.0 do módulo vai permitir que qualquer conteúdo seja enviado como newsletter.

Até lá, prefiro usar um sistema de newsletter externo, tal como o PHPList ou o Mailman. Existem módulos de integração de ambos os sistemas com Drupal.

Enviado por dtabach em ter, 15/07/2008 - 17:53.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários

O Durval tem razão. Você

O Durval tem razão. Você pode importar facilmente os e-mails dos usuários cadastrados pro simplenews.

seusite.com/admin/content/newsletters/settings - opção "subscription options" item "Synchronize with account"

Abraço!

Leonardo Silva
Produtor Cultural
www.xulispa.com.br
www.ecultura.com.br

Enviado por Leopoldo em ter, 15/07/2008 - 19:17.
  • Por favor, se logue ou se registre para poder enviar comentários
Designimage

Este site é feito, orgulhosamente, com Drupal.